PageRank Flávia Monique Fernandes Goulart: O que é BPM?

27 de julho de 2011

O que é BPM?

BPM - Gerenciamento de Processos de Negócio

A globalização como um fator determinante para a competitividade entre as empresas vem levando as organizações a identificarem em seus processos meios para se tornarem excelentes em suas atuações. A sociedade atual vem assimilando as novas tecnologias tanto na forma de produtos como na forma de serviços na identificação de seus processos como sendo um fundamental aliado para a redução de custos e melhoria da qualidade operacional e produtiva. Percebe-se na dinâmica operacional a grande oportunidade na elaboração de soluções, que permitam automatizar seus fluxos de trabalho, minimizando prazos e tempos. Com isso, as empresas entram em uma busca contínua por otimização e re-otimização de seus processos, resultando em diferenciais competitivos importantes para o posicionamento da empresa no mercado.

Organizações se interessam por modelagem de processos de negócio, pois agrega um conjunto de práticas e soluções que promovem a integração dos processos de negócio com pessoas e sistemas dentro de um fluxo contínuo e claro de informações. Por esses e outros motivos, as empresas vem realizando mudanças necessárias de forma a organizar seus fluxos e recursos ao longo de seus processos de operação. E o BPM está envolvido nessa macro-transformação levando em conta a produção do conhecimento.

Segundo Vieira (2007), BPM surgiu nos Estados Unidos como uma resposta a um grande vazio quando se tratava de gestão de processos organizacionais e Inter-organizacionais, nascendo sob a proteção da evolução de outras tecnologias como Workflow, WebServices, etc. A necessidade era de acrescentar alguns componentes de análise e de observação neste contexto que permitiriam fechar o ciclo: observação, análise, modulação e execução. Há também autores, como Topics (2008), que consideram que a designação BPM surgiu mais precisamente em 2002 com a publicação do livro “BPM The Third Wave” de Howard Smith e Peter Fingar.

O termo BPM, em inglês (Business Process Management) significa Gerenciamento de Processos de Negócio e é um conceito que une gestão de negócio e tecnologia da informação.

Segundo definição do BPM CBOK v2:

Gerenciamento de Processos de Negócio ou BPM (Business Process Management) é uma abordagem disciplinada para identificar, desenhar, executar, documentar, medir, monitorar, controlar e melhorar processos de negócio (automatizados ou não) para alcançar resultados pretendidos, consistentes e alinhados com as metas estratégicas de uma organização. BPM envolve a definição deliberada, colaborativa e cada vez mais assistida por tecnologia, melhoria, inovação e gerenciamento de processos de negócio ponta-a-ponta que conduzem a resultados de negócio, criam valor e permitem que uma organização cumpra com seus objetivos de negócio com mais agilidade. (BPM CBOK v2, 2009. p.23)



Também segundo o BPM CBOK v2 existem outros conceitos fundamentais básicos referentes à BPM (Ver Tabela 1).

Click na imagem para ampliar.





Referências:

BPM CBOK. Business Process Management Common Body Of Knowledge version 2.0. 2009. Disponível em: < http://www.abpmp.org> Acesso 20/06/2011.

TOPICS, Advanced Hot. BPM tem que fazer parte da arquitetura de SI. Jul de 2008. Disponível em: Acesso em: 01 Jun. 2011.

VIEIRA, Eduardo. B.P.M - Business Process Management – Modelagem de processos de negócio.Jul de 2007. Disponível em: < http://intranetportal.org.br/wp/2007/05/b-p-m-business-process-management-%e2%80%93-modelagem-de-processos-de-negocio/> Acesso em: 24 Mai. 2011.

Nenhum comentário: